1º dia : Belo Horizonte / Curitiba   

Partida às  16  horas  de Belo Horizonte, com  destino  a  Curitiba  em  ônibus  da  categoria Leito Turismo, equipado  com  ar  condicionado,  geladeira, banheiro, sistema de áudio e vídeo , manta. Serviço de bordo executado pelo guia acompanhante.

 

2º dia: Curitiba    

                                                                                                                                   

Curitiba, ou cidade  sorriso como é  conhecida,  exemplo   ímpar de capital no  Brasil, cercada  por parques  e  bosques,  alguns construídos   em   homenagem aos   imigrantes  poloneses,  alemães , ucranianos  e  italianos  que  colonizaram  a  cidade. Reconhecida  internacionalmente  através  de prêmios conquistados  por  sua s soluções  urbanas  inovadoras,  destacando-se  sua  organização e qualidade de vida.

 

Chegada   prevista   para   a  manhã.  Em  seguida  city-tour  com  visitação  a  Torre  Panorâmica  (109 metros de altura), onde deslumbra a visão de 360º de toda cidade, além do Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer e o Bosque  Papa João Paulo II. Retorno ao hotel no final da tarde.  Noite livre.

 

3º dia: Curitiba / Morretes / Curitiba  /Bento Gonçalves   

Após o café da manhã, passeio de trem na Centenária Estrada de Ferro Curitiba - Paranaguá, com sua história de arrojo sendo determinantes  na  criação  os engenheiros Antonio e André Rebouças, dois irmãos baianos com visão  futurista.  Atravessando  a  Serra do Mar, com vistas belíssimas da Mata Atlântica com sua natureza incomparável, chegando até Morretes. Em Curitiba, visitaremos o Parque  Tanguá.  Retorno   ao   hotel  no  final  da tarde.  No meio da noite, saída do hotel com destino a  serra gaúcha, especificamente à cidade de Bento Gonçalves.

 

4º dia: Bento Gonçalves      

Bento Gonçalves, conhecida como "a Capital Brasileira da Uva e do Vinho", se firmou como maior produtor de uvas do Brasil, o segundo maior de vinhos e o maior de vinhos finos. Além de degustarmos os mais finos vinhos do país, teremos a oportunidade de comprá-los a preço de atacado. As atrações turísticas e as belezas naturais da região somam-se à vasta gastronomia deixadas desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos, com suas tradições e costumes. Passear por casas antigas, experimentar os sabores típicos da região, ouvir o dialeto local e descobrir uma história emocionante em cada detalhe, é um convite para transformá-la. Aqui encontra o passado e presente construindo junto um futuro repleto de alegrias.

 

Chegada prevista para a manhã. Em sequência, city-tour pelos principais pontos como a Via Del Vino, onde existe a Fontana di Bacco (fonte que jorra líquido imitando o vinho), Prefeitura Municipal, Praça Centenária, Igreja Santo Antônio, Igreja São Bento (em forma de pipa de vinho), Pipa Pórtico e o Parque Epopéia Italiana, com sua exuberante encenação. Retorno ao hotel no final da tarde.  Noite livre.         .

 

5º dia:  Bento Gonçalves/ Nova Petropolis / Gramado / /Canela / Bento Gonçalves                              

Após o café da manhã, city-tour com destino às cidades da “Rota Romântica”, região das Hortênsias. Em Nova Petrópolis, onde poderá conhecer o Labirinto Verde feito com ciprestes ornamentais e suas casas em estilo enxaimel, reconstituindo uma colônia alemã do século XIX, chamada de Aldeia do Imigrante.  Em Canela, visitaremos o Parque Estadual do Caracol, com sua lindíssima Cascata de 131 metros, com escadaria de 927 degraus que leva à base da queda-d'água e o Belvedere Laje de Pedra. No centro da cidade, visitaremos a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como "Catedral de Pedra", possuindo uma torre de 65 metros e um carrilhão de 12 sinos de bronze.  Em Gramado, a bordo do “Bondinho Fumacinha”, conheceremos as belezas da cidade e seus mais de 20 pontos turísticos principais. Teremos oportunidade em conhecer o cotidiano, seus bairros mais charmosos e o capricho de seus jardins, ruas e praças. Retorno ao hotel no final da tarde.. Noite livre.

 

6º dia:  Bento Gonçalves / Carlos Barbosa /Garibald / Gramado / Bento Gonçalves                                             

Após o café da manhã ,passeio de Maria-Fumaça com apresentação de grupos folclóricos que percorrem os vagões tocando, cantando, dançando músicas típicas.  Nas estações, espaço para dançar e fazer degustação de vinho, espumante e queijo. Diversão garantida num passeio inesquecível até o último momento, quando do desembarque em Carlos Barbosa. Em seguida na “Rota dos Espumantes”, seguiremos para Garibaldi, onde o teremos a oportunidade de degustar os mais famosos  e deliciosos espumantes brasileiros, além de conhecer no interior da vinícola, o local e o processo de elaboração da bebida. Além disto, poderemos fazer o passeio o tradicional “Tim-Tim”, caminhão GMC de guerra (1944) adaptado para o transporte turístico, conhecendo a cidade que é caracterizada pelo charme de sua arquitetura histórica, beleza da paisagem e simpatia de seu povo. .  À noite, saída com destino a Gramado onde contemplaremos a maravilhosa ornamentação da cidade e assistir  ao desfile  Natal  Luz.  No início da madrugada, após festividades de ano novo, retorno ao hotel.

 

7º dia: Bento Gonçalves / Curitiba                                                                   

Após o café da manhã, city-tour com destino à Colônia São Pedro para visita ao Projeto Cultural Caminhos de Pedra. Visitado por mais de 500 mil turistas, este projeto tem como objetivo de resgatar e preservar o patrimônio Histórico e Cultural herdado por imigrantes italianos que chegaram à região a partir de 1875. Faz parte do projeto, a arquitetura popular em pedra considerada a melhor do Brasil. Alguns locais desse projeto serviram de cenário para o filme "O Quatrilho" e para a minissérie "O Quinto dos Infernos". Visita com demonstrações de atividades básicas do imigrante, degustação de vinhos, licores, sucos, queijos, copas, salames. Em seguida iremos com destino ao Vale dos Vinhedos, local onde o imigrante italiano encontrou num clima propício ao cultivo da videira, onde com trabalho e dedicação ela vingou e tornou-se fonte de economia de toda a região. O Vale dos vinhedos com mais de 15 vinícolas familiares que atendem os visitantes com cristalinos vinhos de alta qualidade e reconhecidos internacionalmente. Conheceremos a Capela das Neves, construída com vinho em sua argamassa, ao invés da água e tijolos, assentados com palha de trigo. Retorno ao hotel no final da tarde. No meio da noite, saída do hotel com destino à capital sorriso, Curitiba.

 

8º dia:    Curitiba                                                                                                                                              

Chegada prevista para a manhã .  Em sequência,  city-tour com visitação à Ópera de Arame, Parque Tingui - Memorial Ucraniano, Bosque Alemão, Unilivre. Ainda passaremos pelo Teatro Guaíra, Universidade Federal do Paraná, Centro Histórico, Praça Tiradentes-Catedral Metropolitana, Rua das Flores, Palácio Avenida. Retorno ao hotel no final da tarde.  Para a noite, jantar festivo em Santa Felicidade, considerado o maior bairro gastronômico da América Latina.  Encerrando-se as atividades, retorno ao hotel,

 

9º dia:  Curitiba / Belo Horizonte     

Após o café da manhã , saída  do hotel com retorno a capital mineira. Chegada prevista para o final da noite. Desembarque no mesmo local da saída. Fim de nossos serviços.

 

Incluso no pacote:  transporte ônibus leito turismo; guia acompanhante; serviço de bordo; hospedagem em hotéis; cafés da manhã; city-tours com guias locais .

 

Não está incluso no pacote: qualquer tipo  de   taxa   e   ingressos  de  locais  visitados,  telefonemas, cafés  extra, refeições, bebidas ou qualquer outro item que não esteja descrito neste roteiro.